CAUSA:
Essa falha normalmente acontece quando os dados do certificado instalado na máquina foram corrompidos por algum motivo ou quando o sistema não consegue ler os dados do certificado digital. Isso pode acontecer tanto para certificados do tipo A1 quanto para os do tipo A3.
COMO RESOLVER:
Para resolver o problema, "Falha durante o processo de assinatura. Exception: Falha ao salvar os dados da assinatura. (EElWin32CryptoProviderError: Signing failed: Failed to acquire key context) "
Existem as alternativas abaixo:
Certificado A3 (Cartão ou Token):
- Remover o cartão da leitora, verificar se está na posição correta e reinserir;
- Desconectar a leitora do cartão do computador e reconectar;
- Trocar a porta USB onde a leitora do cartão ou token, está conectada.
Certificado A1 (Arquivo) e A3:
- Verifique a data de validade do certificado digital:
- Aperte a tecla Windows+R:
- Na janela 'Executar' digite: inetcpl.cpl ,3 (com espaço entre cpl e a virgula)
- Na janela de Propriedades de Internet na aba Conteúdo, clique em "Certificados" e, em seguida dê um duplo clique no certificado desejado.
- Logo após o duplo clique no certificado será exibida a janela Certificado na aba Geral, procure por VÁLIDO A PARTIR DE... ATÉ...
- Veja se a data presente está entre o intervalo de validação.
Reinstalar o certificado digital:
- Neste caso deve-se entrar em contato com o suporte técnico específico do seu certificado digital.
Se o problema persistir, procure o suporte técnico específico do seu certificado digital.
Suporte Certificado ACI emitido na Maqplan: (61) 3631-8519