Instalação e Configuração do TEF PayGo
Para adequada instalação do TEF PayGo siga a ordem de instalação e as instruções a seguir:
- Faça os downloads do driver do PIN-Pad correspondente e dos arquivos de instalação;
- Instale o driver do PIN-Pad;
- Instale o PayGo Servidor;
- Instale o software de VPN (TunelSSL)
- Instale o PayGo Cliente;
- Configure conforme orientação abaixo.
IMPORTANTE: Antes de começar, verificar se o usuário do Windows tem privilégios de administrador, caso contrário utilizar um usuário administrador.
Instalador TEF PayGo (Troca de arquivos)
A pasta do PayGo contém quatro arquivos em PDF que são respectivamente ("Guia de Administração" / "Manual de Instalação" / “Carta de produção" e “Conformidade e Segurança”) e dois executáveis .EXE que são respectivamente ("PGCliW32.exe" - Instalador do PayGo Cliente) e ("PGServer.exe" -Instalador do PayGo Servidor)
PIN-Pad – Drivers
PPC 900, 910, 920, 930 |
IPP 320 e 350 |
Versão Vx 820 |
Outros Instaladores
Para outros instaladores e programas para testes de Hardware e chaves do PIN-pad, acesse o portal de treinamentos da PayGo no link a seguir:
Instalando o Servidor PayGo
Executar o arquivo PG_004.003.xxx.xxx_prod.exe, extraído do kit de instalação.. O assistente de instalação será iniciado.
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Clique em “PRÓXIMO”. |
Clique em “PRÓXIMO”. |
Clique em “PRÓXIMO”.
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Clique em “INSTALAR”. |
Clique no botão “OK” |
Esse processo começará automaticamente, após o botão “OK” ser pressionado.
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Ao final desse processo, clique em “CLOSE”. Automaticamente irá começar o processo de instalação do cliente. |
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Demonstração
Configurando PayGo Cliente
Após conclusão da instalação, o Pay&Go Cliente será aberto para que suas configurações possam ser efetuadas. A opção “Habilitar cliente local” deve permanecer selecionada. Ela corresponde à utilização habitual do Pay&Go Cliente. A primeira configuração a ser efetuada é apontar no Pay&Go Cliente o endereço de instalação do Pay&Go Servidor
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Campo “Endereço Servidor” vem padrão 127.0.0.1:8000
Caso haja outros terminais configure de acordo com a porta habilitada no Pay&Go Servidor (8000 para o checkout 00, 8001 para o checkout 01, etc.).
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Clique em “PESQUISAR PORTA” |
Clique em “SIM” para confirmar pesquisa. |
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Clique em “OK”. |
Digite a senha técnica “314159” e clique em “OK”.
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Clique no botão “TESTAR PIN-PAD” para verificar se o PIN-pad está na porta correta. A mensagem “Teste OK” deve ser apresentada.
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O Pay&Go Cliente está instalado, configurado e pronto para uso. Clique no botão “SAIR”. |
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Demonstração
Configurando PayGo Servidor
Após instalação, o Pay&Go Servidor será aberto para efetuar as configurações.
Aguarde que o Pay&Go faça a troca das chaves de criptografia, pois logo em seguida ele será finalizado e iniciado.
A primeira configuração que deve ser efetuada é a comunicação com o CGR (Central de Gerenciamento Remoto), onde iremos baixar a licença do terminal, os Endereços IP para comunicação com as Redes Adquirentes e validar o número de série do PIN-pad.
Caso ocorra falha no teste de conectividade com o CGR ou com o TunelSSL, será apresentada uma janela informando todos os endereços que o produto utiliza para comunicação.
Clique no botão “OK”.
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Clique no menu “MANUTENÇÃO” – “CONFIGURAÇÃO”.
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Digite a senha técnica 314159 para acessar o painel de configurações do Pay&Go e clique no botão “OK”.
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No campo Ident, insira o ID e SENHA conforme O.S. Confirme a alteração clicando em “SIM” e “OK”.
OBS.: O campo “Endereço IP e porta do CGR” já é preenchido automaticamente.
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No campo Comunicação NÃO MARQUE NENHUMA DAS OPÇÕES
OBS: A comunicação será feita pelo Tunnel SSL. Essas são opções não mais comercializadas. Apenas para manutenção de clientes que já utilizam esse serviço.
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Clique em “APLICAR”, confirme a alteração em “OK” depois clique em “SAIR” |
Após reiniciar o Servidor PayGo Acesse novamente o menu “MANUTENÇÃO” – “CONFIGURAÇÃO”. |
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Clique na opção “VERIFICAR LICENÇA & VERSÃO” do menu MANUTENÇÃO |
Após a validação da licença ser concluída com êxito, o Servidor PayGo será reiniciado de forma automática |
O Pay&Go Servidor está configurado e pronto para utilização. Clique em “Fechar”. |
Nota: Prazo de ativação de números lógicos: 30 dias.
Nota: Ao final da ativação de qualquer adquirente, confirme os dados do estabelecimento através da baixa técnica ou, se desejar, realize uma venda teste e consulte essas informações no comprovante de venda.
Demonstração
Firewall do Windows
Após finalização da configuração, o Pay&Go Servidor abrirá novamente, apresentando os terminais virtuais. Para entender melhor a janela principal do Pay&Go Servidor e o significado dos seus componentes, consulte o Guia de Administração. Logo em seguida o Windows poderá apresentar um alerta de segurança quanto ao executável do Pay&Go Servidor.
O firewall do Windows bloqueia o executável PGTerm.exe após ter sido iniciado pela primeira vez. Clique em “Permitir acesso”.
Ativando os terminais virtuais
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Abra o Servidor PayGo Clique no menu “MANUTENÇÃO” – “CONFIGURAÇÃO”.
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Digite a senha técnica 314159 para acessar o painel de configurações do Pay&Go e clique no botão “OK”.
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Nas opções de Terminais é disponibilizada a configuração e ativação dos terminais que serão utilizados de acordo com a quantidade de caixas do estabelecimento, cada um dos terminais irá se comunicar com o servidor através uma porta sequencial, por exemplo: (Terminal 00 =porta 8000 / Terminal 01 =porta 8001 / Terminal 02 = porta 8002) |
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Selecione a opção “PADRÃO”
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A opção “Utiliza Pinpad” vem marcada por padrão. Deixe MARCADA |
Deixe DESMARCADA A opção “Acata Desfazimento” |
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