Passo a Passo de como instalar e configurar o sistema Maqplan Plus e Lite em um Computador Terminal.
- Verificar com o cliente os seguinte Pré Requisitos para instalação são eles:
-
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 8,.1 ou superior;
- Processador: Intel Dual-core 2.8GHz ou equivalente da AMD
- RAM: 3 GB DDR3
- HD: 320 GB (Espaço de 20GB livres para armazenamento)
- Internet nos computadores que ira usar o sistema.
- Certificado Digital instalado ou o arquivo do certificado digital A1 disponivel no computador(caso seja caixa).
- Impressora não fiscal ja conectado no comuputador (caso seja caixa).
-
- Iniciando a instalação do sistema no computador Terminal do cliente;
- Entrar no google driver e pegar os instaladores que fica nesse link.
- https://drive.google.com/drive/folders/1Lr-P-Sb0E7XgZg2ymSbfxIsvdBCM6BtI?usp=sharing
- Baixar os instaladores:
- MSFramework
- Release
- Salvar esses instaladores na pasta instaladores
- Entrar no google driver e pegar os instaladores que fica nesse link.
- Iniciando Instalação do Sistema Maqplan Plus e Lite no Terminal da loja;
- Executar o MSFremework
- Após isso executar o instalador Release
- Agora será iniciado a configuração do sistema Maqplan Plus e Lite no Terminal da loja.
- Configurando o Administrativo;
- Executar o ícone do Adrministrativo
- Ira aparecer a tela de conexão com o banco de dados;
- Marque a caixa de Servidor SQL Remoto e informe o nome do computador ou o ip da maquina servidor, mantendo a porta TCP como 1433;
- Informe que o computador será um cliente, informe novamente o nome do servidor ou o IP da maquina e mantenha a porta TCP 1433;
- Em seguida ira aparecer os dados da empresa configurada no servidor;
- Clique na Aba Config. Gerais e marque os seguintes campos;
- Fecha Caixa-PDV automaticamente;
- Função de Caixa (Efetuar Vendas)
- Imprime código CEST e NCM por item vendido no ECF;
- Vincular cancelamento de venda ao cancelamento de NF;
- Utiliza Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
- Essa opção deve ser marcada se o cliente for emitir NFe modelo 55, aquela nota grande em folha A4;
- Utiliza Nota Fiscal Eletrônica (NFC-e);
- Essa opção deve ser marcada se o cliente for emitir o cupom fiscal eletrônico modelo 65, aquela que impresso na impressora de cupom;
- Essa opção só será marcada se o cliente não utilizar o SAT;
- Utiliza Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e SAT)
- Essa opção só será marcada se o cliente for de São Paulo e terá que desmarcar o; NF-e e o NFC-e;
- Lembrando! Essas opção de NFe, NFCe ou CF-e SAT, só devem ser marcados caso o cliente vá utilizar o terminal para realizar venda, caso contrário, não precisa marcar.
- Clicar na Aba TEF e ECF marcas as seguintes campos;
- Mensagem ao promocional no documento fiscal colocar a seguinte mensagem se for do DF, se for de outro estado procurar a mensagem do procon do estado;
- PROCON/DF 151-Ed. VENANCIO 2000 Bl. B60 Sl.240;
- Qtde.Max Cartões colocar 5;
- Apos isso so clicar em gravar;
- Mensagem ao promocional no documento fiscal colocar a seguinte mensagem se for do DF, se for de outro estado procurar a mensagem do procon do estado;
- Irá aparecer a seguinte mensagem ai e so clicar em OK
- Caso o Teminal for utilizar a emissão de notas e você marcou nas configurações gerais do sistema, ira aparecer essa janela para configurar o modulo de Nfe;
- Informe o nome do servidor e mantenha a porta TCP em 1433.
- Feito isso o sistema vai puxar os dados já informados no servidor, referente a emissão das notas.
- Lembrando que e necessário que para a emissão das notas em qualquer computador e necessário que tenha instalado nele o certificado digital correspondente ao cnpj do cliente.
- Configurando o Caixa;
- Executar o icone caixa
- Na marca e modelo da impressora deixe selecionado como Nenhuma.
- Na Porta COM você pode colocar qualquer porta , pois essa tela e para a impressora fiscal, que não e mais comercializada;
- Estado (UF) , você ira colocar a UF do estado do cliente:
- Despois só clicar em Gravar;
- Digite a sua senha de autenticação que e a mesma usada no SCI;
- Em seguida clicar em ok;
- Em seguida clicar em sim;
- Após isso só clicar em OK;
- irá aparecer essa mensagem, basta clicar em OK;
Pronto sistema instalado e configurado no computador terminal da loja.