Melhorias
- Cadastro de itens:
- Novo campo Quantidade Monofásica Retida inserido na tela de cadastro, em atendimento a norma técnica sob a Lei Complementar n. 192/2022, Convênio ICMS n. 199/2022 e Convênio ICMS n. 15/2023. Será exibido para empresas configuradas no segmento revendedor de combustíveis na aba Venda de Combustível.
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- Código Benefício Fiscal – O PDV passa a sincronizar a informação cadastrada no ERP (quando integrado), entretanto a sincronização não é bidirecional, sendo necessário preenchê-la no ERP, apenas. Para sistemas não integrados o cadastramento pode ser realizado normalmente no PDV.
- Documentos fiscais eletrônicos:
- Recibo Provisório de Serviço (RPS) – Dados do endereço do PROCON, alíquota do ISS e tributos (federais, estaduais e municipais) passaram a ser exibidos no recibo.
- Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFE) – Passa a exibir as duplicatas da fatura, de acordo com a forma de pagamento utilizada. É necessário habilitar a função Duplicata no cadastro da forma de pagamento.
- Impressão de recibos e comprovantes:
- A tela de confirmação de impressão será encerrada automaticamente caso não ocorra interação do usuário para confirmar ou não a impressão.
- Os itens passarão a exibir observações e complementos/adicionais na impressão para entrega e após finalização da venda, assim como já ocorre com a impressão no ponto de produção. Esta melhoria visa uma melhor gestão nos pedidos de entrega, principalmente quando integrados com iFood.
- Novo detalhamento no fechamento de caixa – A aplicação passará a exibir novos dados:
- Data/hora de abertura – Operador de abertura.
- Data/hora de fechamento – Operador do fechamento.
- Valores de suprimento separados por plano de pagamento.
- Valores de sangria.
- Quantidade de vias para impressão – Será possível definir a quantidade de vias a serem impressas nos pontos de produção e para impressão do DANFC-e.
- Promoções – Promoções cadastradas no ERP (quando integrado) serão sincronizadas com o PDV. É necessário habilitar o módulo Promoções nas configurações gerais do sistema e no sincronizador executar a função sincronizar Produtos. A edição deverá ser realizada apenas no ERP.
- TEF – Novas implementações na integração com o TEF otimizando o fluxo de vendas
- Pesquisa:
- Mecanismo de buscas aprimorado tornando possível a pesquisa de itens pelo código SKU, EAN e descrição (completa ou por partes). Para visualizar vários itens é possível utilizar o sinal de % na busca.
- Para visualização de vários itens na lista é possível utilizar o sinal de % nas telas de pesquisa de produtos/serviços, clientes e contato comercial. Limitado a quantidade de itens por página.
- Licença de uso – O sistema passa a ser validado através do contrato vinculado ao ERP (quando integrado), para maior comodidade no uso da aplicação.
- Pedidos de entrega – Exibição da taxa de entrega e taxa de serviço na tela.
- Operações de caixa – Novo layout do menu lateral de ações.
- Formas de pagamento – A exibição das formas de pagamento de acordo com a ordenação selecionada no ERP (quando integrado).
- Inserir valor do frete durante a venda – Novo campo disponibilizado junto as funções de desconto e acréscimo na tela do plano de pagamento.
Modificações
- Cadastro e edição de Pessoas – Quando estive integrado ao ERP, o PDV não permitirá o cadastro ou a edição de pessoas, exceto para clientes. Dessa forma, o cadastro deverá ser feito unicamente no ERP. Uma notificação será exibida na tela caso o usuário tente acessar uma destas funcionalidades.
- Configuração para não exibir detalhes do produto foi removida – A partir de agora o sistema passará a validar por acesso de usuário. Caso o sistema possua apenas o usuário administrador cadastrado, por padrão, os detalhes serão exibidos na tela de pesquisa. Quando houver 1 ou mais usuários cadastrados, os detalhes serão exibidos apenas para aqueles com permissão de acesso habilitada.
- Cadastro de itens – Passa a ser obrigatório informar o tipo de etiqueta quando a opção Etiqueta de Balança estiver habilitada.
Correções
- Clientes – Sincronização dos cadastros passará a validar cadastros do ERP (quando integrado) para evitar duplicidade de clientes.
- Operadores – Sincronização dos perfis de acesso e suas devidas permissões com o ERP (quando integrado). Alguns acessos apresentaram divergência de cadastro entre as duas plataformas causando problemas de acesso para funcionalidades como alteração em lote do preço dos itens e permitir alterar vendedor de vendas finalizadas, por exemplo.
- Agente de sincronização WEB – Rotina de sincronização dos dados fiscais reavaliada. Em alguns casos poderia ocorrer falha na sincronização de tributações cadastradas com substituição tributária.
- Itens:
- A descrição de alguns produtos poderia ser exibida de forma incompleta após sincronização dos itens com o ERP (quando integrado). O problema era causado devido a uma limitação de caracteres no campo descrição, no PDV limitado a 50 e no ERP limitado a 100. A aplicação agora passa a contar com a mesma quantidade de caracteres nas duas plataformas.
- Produtos clonados no ERP poderiam apresentar falha na sincronização com o PDV, nova validação da rotina de sincronização para correção deste comportamento.
- Pesquisa de itens sem código SKU – Neste caso os itens não eram exibidos na pesquisa mesmo estando cadastrados no sistema. Uma nova validação impede que os itens sejam cadastrados sem o código SKU (preenchido manualmente pelo usuário ou automaticamente se deixado em branco). Itens que foram cadastrados dessa forma no ERP (quando integrado) também passaram a ser exibidos no resultado da pesquisa.
- Impressão de recibos e comprovantes – Dados dos itens como descrição, quantidade e preço de venda não estavam sendo exibidos na impressão do recebido fiscal após finalizar a venda, o mesmo ocorria durante a impressão do comprovante de senha do pedido.
- Documentos fiscais eletrônicos:
- DANFE – Exibição do valor do frete e outras despesas acessórias quando informados durante a emissão da nota. O valor total da nota passará a somar estes valores conforme demonstrado abaixo.
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- DANFS-e vinculada a NFS-e com dados divergentes dos que foram utilizados durante a emissão da nota – Validação implementada durante a emissão da nota comparando os dados emitidos com os dados retornados pela SEFAZ, caso haja divergência o PDV efetua nova tentativa de emissão com incremento na numeração da nota. O problema poderia ocorrer caso o PDV estivesse configurado com uma numeração já utilizada. Limite de tentativas de emissão nesse cenário limitado a 6 vezes, se atingido, uma notificação será exibida na tela.
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- Rejeição do QR-Code em ambiente de homologação ao emitir NFC-e – Lista de servidores de homologação redefinida. A aplicação estava tentando acessar uma lista de servidores desatualizada gerando a rejeição.
- Emissão de NFC-e para o estado de São Paulo – A rotina de validação das configurações de propriedade de internet no ambiente do usuário foi revista, de forma que passa a ser realizada pelos componentes internos do sistema.
- Vendas:
- Informar CPF/CNPJ durante a venda – Para clientes cadastrados no sistema via planilha de importação, a formatação do CPF/CNPJ informado poderia vir diferente do padrão e resultar em erros de validação na finalização da venda. O campo CPF/CNPJ passou a ser formatado adequadamente nestes casos.
- Adicionar variação em um item – Nova validação do vendedor vinculado a venda. Em alguns casos, o vendedor vinculado poderia não ser interpretado corretamente pela aplicação, o que poderia causar erros ao adicionar uma variação ao produto.
- Alinhamento dos itens – Os campos código, descrição, atendente, unidade, quantidade e total foram realinhados para facilitar a leitura dos itens inseridos durante a venda.
- Sincronização de vendas com o ERP (quando integrado) – Vendas oriundas de pedidos do iFood poderiam resultar em cálculos de divisão por zero, causando falhas no envio ou divergências entre relatórios nas duas plataformas. Nova validação implementada para corrigir este cálculo.
- Cancelamento de venda – Rotina de cancelamento de venda na revisada. A aplicação estava cancelando a venda mesmo não clicando em SIM na tela de confirmação, como, por exemplo, clicando em NÃO, fechando a tela ou pressionando ESC no teclado.
- Pesquisa de venda – Rotina de visualização dos detalhes da venda reavaliada. A aplicação estava retornando erro ao tentar visualizar os detalhes de uma venda e fechando inesperadamente.
- Limite de desconto aplicado na venda – Nova validação do limite de desconto passará a considerar o limite para o usuário logado no PDV, o limite no plano de pagamento utilizado, o cliente informado na venda e o desconto cadastrado no item. Em alguns casos o sistema poderia ignorar o limite de desconto cadastrado e aceitar qualquer percentual informado. Caso o desconto aplicado na venda seja superior a um dos limites cadastrados, uma notificação será exibida na tela.
- Fechamento do caixa:
- Validação da tela de confirmação do fechamento de caixa. O sistema poderia entrar em looping caso o usuário clicasse em Não na tela de confirmação durante o fechamento do caixa com conferência detalhada, obrigando a fechar o caixa clicando em Sim para prosseguir.
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- Não permitir fechar o caixa se houver pedidos em andamento – o PDV poderia permitir o fechamento do caixa aberto mesmo com pedidos em andamento, ignorando a configuração habilitada para não permitir o fechamento nestas condições. Uma nova validação passará a verificar se existem pedidos em aberto no PDV onde o caixa está sendo fechado e nos demais terminais. Caso exista algum pedido em aberto exibindo a quantidade de pedidos e o código do caixa onde se encontram.
- Alteração em lote:
- Importação de planilha de preços - Correção do travamento de tela caso o usuário tentasse importar uma planilha sem selecionar o arquivo .xlsx.
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- Alteração manual – validação dos preços de compra e venda. Caso não seja informado, o sistema exibirá mensagem de notificação orientando o usuário.
- Falha na abertura da aplicação – Uma rotina de sincronização de NFS-e emitidas off-line poderia resultar em erro e impedir a inicialização do PDV para usuários que não possuam a emissão da NFS-e ativada. Esta rotina foi modificada e será executada apenas quando houver utilização da NFS-e por parte do usuário.
- Encerramento inesperado da aplicação:
- Correções na validação de vendedores vinculados a venda – Em alguns casos o vendedor poderia não ser interpretado corretamente o que poderia causar o fechamento indevido do PDV.
- Correções nas rotinas para desocupar mesas e comandas (quando habilitado) – Ao finalizar o recebimento de uma mesa/comanda a aplicação poderia executar a tarefa em múltiplas seções causando travamento e fechamento do PDV.
- Layout:
- Alinhamento dos botões de ação na tela de login.
- Alinhamento das informações nas impressões de pedido e entrega.
- Alinhamento dos dados de frete na emissão de NF-e.
- Gestão de impressoras – Vincular produtos a impressora selecionada para produção. O sistema estava retornando erro ao pesquisar os produtos para fazer o vínculo.
- Relatórios:
- Falha no somatório do valor total – O cálculo dos totalizadores nos relatórios de vendas e itens vendidos poderiam apresentar divergências. O problema ocorria em vendas onde alguns itens possuíam vendedor vinculado e outros não. Esta correção passa a considerar todos os itens da venda independentemente de haver vendedor informando.